quarta-feira, 3 de setembro de 2014

BC - Papeando com Azamigas "O meu ponto de vista sobre os tipos de partos"

A BC dessa semana foi sugerida pela Bruna do Nossa História é eu até comentei que para mim é um tema complicado pois acho a polêmica em cima muito exagerada.

Primeiro: eu escrevi esse post sobre o julgamento do parto, eu ainda penso do mesmo jeito.

E depois vou me preparar psicologicamente para as críticas e as pedras que vcs vão me jogar por causa da minha opinião neste post.

E agora a BC:

Eu não sou uma pessoa que julga as outras, acho que o parto é uma escolha da mulher.


Não preciso explicar para ninguém como são os partos, mas basicamente para MIM são dois: o normal e a cesária. 

O parto normal tem todas as vantagens que sabemos, no pré natal pelo SUS a enfermeira do PSF faz palestra sobre suas vantagens e como ele ajuda na saúde do bebê.  No PN a criança tem menos chances de contrair infecções, o aleitamento vai ser mais precoce, a mãe vai poder se movimentar melhor depois e o repouso do puerpério é infinitamente melhor. Eu acho que quando a mulher está preparada é a melhor opção, vai somente fazer bem para ela e o bebê. Eu sou a favor do Parto normal e vou defender quem o faça e que ele seja prioridade até o fim.

Mas eu também defendo o parto cesária. Eu acho que, como meu Obstetra falou, cada mulher deve ter o direito de escolher. E a cesária não é a escolha de quem é Covarde ou medrosa ou (a pior citação) menos mãe, é uma cirurgia salva vidas de bebês e mães todos os dias. Virou um negócio no Brasil? Infelizmente virou: é médico cobrando e ainda recebendo do SUS, é médico cobrando R$4.000,00 para fazer uma cesária que eles induziram a gestante a pensar ser necessária, e o pior tem gente que faz a cesária para ter o filho em uma data especial sem se preocupar com a criança será afetada (lembram da atriz Ana Paula Tabalipa que fez o filho ficar na UTI só para que ele não tivesse um determinado signo).

Mas se a gente pensar bem tem um novo negocio surgindo: o parto humanizado, que é defendido por muita gente (inclusive por mim, cada um escolhe o que é melhor para si). Para ter um parto humanizado vc precisa de uma estrutura legal e pagar a doula/enfermeira/parteira/médica para te acompanhar igualzinho tem mãe que paga o médico para "passar a faca". 

Então não vejo porque quem faz um julga quem escolhe o outro, no fim as pessoas estão procurando o que é melhor para sua realidade e consciência.

Eu já escrevi antes que para mim o tipo de parto não é importante. Não é. Para mim me interessa muito mais ter a Stella nos braços com saúde do que o meio que ela vai sair de mim. Ela entrou e vai ter de sair não é mesmo?

Então vamos falar como vai ser meu parto:
Aqui na minha cidade não tem essa de planejamento, principalmente se vc fizer o parto pelo SUS como eu. A gestante faz o pré natal com um médico/a, geralmente clinico geral, do PSF e quando vc chega nas semanas finais te encaminham para o Obstetra. Eu passei pelo obstetra mais experiente (aqui são 2 que atendem pelo SUS) e expliquei as minhas dúvidas, sobre o fato de que minha pressão tem estado alta nesse final de gravidez e que minha mãe teve eclâmpsia no parto do meu irmão e ficou em coma se salvando por um milagre. E ficou mais ou menos assim: se até a DPP (18 de setembro) eu não tiver entrado em trabalho de parto ele fará uma cesária, opção minha. 

Simples assim. Eu agora estou ansiosa de verdade com o parto, não pelo parto em si, mas para minha filha nascer. 

Então minhas caras colegas de blogosfera diferente da maioria das mulheres eu fico em cima do muro: defendo o direito de cada qual escolher seu parto dentro da realidade que vive e também diferente da maioria não acho que o parto seja o ponto alto da gestação.

É isso. Não me massacrem viu...

Amanhã 38 semanas. Falta pouco agora

Bjoo e se eu faltar a próxima BC vcs me perdoem viu!


6 comentários:

  1. Day não te julgo, acredito q cada um sabe o melhor pra si, e cada gestação é diferente uma da outra! Penso em fazer um parto normal e se não der faço cesárea, mas queria mt na água mas não tenho $$$ suficiente então estarei a mercê da sorte também kkkkk
    Deus abençoe seu parto e dê tudo certo em Nome de Jesus !!!

    Bjs
    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Gabi, tbm tô pedindo a Deus para dar tdo certo

      bjoo

      Excluir
  2. Como disse a Gabi, cada um sabe o que é melhor para si e pronto, sem discussão.
    Acho que devemos dizer que religião, futebol e tipo de parto é um assunto que não se discute, cada um sabe o que faz!!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu farei da mesma forma se o bom Deus ajudar!
    Guento até o fim, se infelizmente não tiver outra alternativa, farei a cesárea, fazer o que...o importante é dar tudo certo!!!
    Bjks

    querosermami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir