domingo, 16 de novembro de 2014

Amamentação - Como tem sido minha Experiência

A amamentação é um tema que causa muita ansiedade na gravidez, nós ficamos doidas desejando que tudo dê certo e que tenhamos essa capacidade.

Aqui eu tinha a expectativa de conseguir, de ter leite e que pudesse alimentar minha filha com meu esforço.

Ainda grávida eu lia muito sobre a maternidade e sobre amamentação e das dicas que eu li eu procurei tomar o sol da manha nas mamas e massagear o seio com as mãos, pressionando primeiro em cima e embaixo 5 vezes e depois dos lados, fiz isso até mais ou menos o 08º mês.

Antes da Stella nascer minha mãe que me amamentou até 3 anos e meio me disse que era muito difícil, que iria doer muito mas que valeria a pena.

Para mim aconteceu assim:

Assim que o efeito da anestesia começou a passar a enfermeira veio colocar a Stella para mamar, mas ela não queria nem abrir a boca, continuava dormindo e reclamava da força que ela usava para ela pegar meu peito. Me deu raiva, muita raiva daquela mulher, eu falava ela ainda não quer e ela continuava forçando a neném. Depois que tomei banho e voltei para cama mais acordada comecei a estimular a Stella, como tinha lido para fazer e usando meu instinto, e mesmo assim ela colocava o bico do peito na boca dava uma chupadinha e largava e voltava a dormir.

Perto das 01 da manhã a Enfermeira voltou para me dar antibióticos e a Stella ainda não tinha mamado, ela pegou ela e disse que iria examinar, minha cunhada que dormiu comigo que me acompanhou aquela noite foi atrás, mas a enfermeira não deixou ela entrar na salinha. Um poucos minutos depois ela voltou e falou 'pronto aspirei ela, a pediatra não aspira por isso ela não mama, perigoso até ter bronquite' Eu fiquei PUTA da vida com aquilo gente, mas ela já tinha aspirado a neném que adiantava eu xingar ela???

Depois disso a neném pegou meu peito, sem grandes interesses ainda, passou a noite bem e no outro dia lá pelas 10 da manhã ela começou a querer mamar, ninguém no hospital veio mais ver se eu estava conseguindo, ninguém de lá me passou nenhuma informação mais eu fui usando meu instinto, eu tinha o colostro e ela ficou o dia bem lá.

A ultima noite no hospital foi super tensa, eu fiquei na enfermaria e naquela noite nasceu um menininho de PN e a mãe sofreu demais e a mãe dela que a acompanhava só ficava reclamando de estar ali, resultado que o colostro dela não desceu e o menino chorou a noite inteira e a Stella respondia o choro com mais choro e eu ouvia elas comentando que o bebê dela tava chorando porque a minha não dormia.

No sábado cedo eu só queria sair daquele lugar, mas o médico de plantão iria fazer duas cesáreas de umas meninas que internaram de madrugada e não tinham dilatação e só ia me dar alta depois. Entrei em parafuso, não aguentava mais ficar ali e tinha certeza que na minha casa seria mil vezes melhor, a minha sorte é que apareceu uma enfermeira filha de uma amiga minha e pedi para ela peloamordeDeus me tirar dali. Sei lá se ela viu meu desespero ou ficou com dó de mim, mas ela conseguiu minha liberação.

Naquele primeiro dia em casa a bebê passou muito bem, de madrugada, as 04 da manhã ela acordou berrando, de fome, e acordou a casa inteira. Mas depois de mamar mais ou menos uma hora ela dormiu.

Meu domingo foi bom, mesmo a bebê reclamando um pouco, minha cunhada tinha me dado a dica de tomar chá mate Leão para ter leite e eu estava sentindo meu peito encher, um pouquinho, mas a neném não estava reclamando.

Agora um espaço para contar o que aconteceu naquela tarde. Meu marido foi buscar os pais dele, estava muito calor e estava na sala e tinha colocado um macacão sem mangas na Stella, nossa, quando eles chegaram acharam um absurdo eu estar ali sentada, minha sogra falou que íamos deixar a neném doente, colocou uma roupa comprida nela, enrolou em uma manta, não demorou muito ela começou a chorar, e começou 'Essa menina tá com fome' 'Vc não tem leite' e por aí vai, sei que me deixaram em tal estado de nervos que tudo virou uma bola de neve e acabei a tarde aos prantos.  Hoje vejo que ela tava é com calor e que nunca mais deixo ninguém fazer uma coisa dessa comigo.

Uma única coisa foi boa disso tudo, a mãe do meu marido fez ele comprar uma bombinha de leite para mim e eu pude mostrar a ela que tinha leite sim no meu peito. Foi a partir desse episódio que vi que nunca mais vou conseguir respeitar minha sogra ou gostar dela. Pode me chamar de rancorosa e do que vc quiser mas eu nunca vou aceitar o fato dela ter me deixado daquele jeito, ela que nem amamentou os filhos querer me dar lição de moral.

Depois desse dia meu leite desceu com vontade, a ponto da Stella que era um bebê que mamava pouco não dar conta. Eu tirava leite pelo menos uma vez por dia e ainda vivia com as mamas cheias, eu fiz muita massagem para eles amaciarem e simpatia para sair o excesso de leite.

Apesar de toda essa epopeia até o leite descer, o pior foi depois, nos primeiros dias o meu peito tinha ficado sensível mas depois ele feriu mesmo a ponto de criar casquinha no bico, amamentar dava uma dor horrorosa, eu chorava muito, principalmente nas madrugadas em que a neném mais chupetava meu peito que mamava.
Eu usei uma pomada, mas achava mais uma chateação já que tinha de tirar para amamentar.

Nisso chegou a primeira consulta na pediatra. A Stella tinha perdido quase 400 gramas. Pronto. Entrei em desespero e me senti uma verdadeira mãe de merda (desculpem o palavreado). A pediatra dela foi uma fofa e me deu força para ser a mãe que eu tenho de ser e não a que os outros querem que eu seja. Ela me deu um ralo porque a Stella tava de roupa comprida (e desidratando em consequência) e me disse que essa perca de peso estava dentro do esperado mas para amamentar a neném em duas horas e meia até a noite.

Depois dessa consulta, que eu considero minha libertação, eu comecei a me ouvir mais e as coisas ficaram assim:

A Stella mamava uns dez minutos e pronto, nunca esvaziava nenhuma mama, quanto mais pegar a outra, eu estava me desesperando já que a pediatra disse que ela tinha de mamar cada peito 15 minutos, fui para o Face no grupo de mamães e perguntei como agir, lá me disseram que era normal e dar pelo menos três vezes cada mama, mesmo com intervalo e esgotar um pouquinho a outra a cada vez, pra o bebê chegar ao leite gordo. Assim eu fiz. Ela engordou 900 gramas e cresceu 6 cm no primeiro mês então deu certo.

Antes eu acordava ela para mamar, mas depois percebi que quando a fome bate ela acordava. Tinha muito medo da glicose dela baixar demais, mas mais uma vez usei a intuição.

Eu nunca precisei ensinar a Stella a pegar meu peito, ela naturalmente encontrou nosso jeito, meu peito ficou bem sensível durante uns 20 dias e agora já acostumei.

Amamentei em livre demanda, isso significou que se ela quiser peito de meia em meia hora eu dou. Se tenho medo dela ficar apegada demais ou me fazer de chupeta? Não!!! Se ela não for apegada a mim a quem sera? Ao leiteiro?

Tenho considerações para vcs:

- Não criem expectativas demais, não é fácil amamentar para ainda ter de seguir manual de instruções.

- Nunca julguem alguém que não amamenta, pois é terrível nos primeiros dias, eu mesma pensei em desistir, tive de ter muita força de vontade.

- Alias tenha muita força de vontade.

- Cada bebê tem um jeito, uma posição, um ritmo, descubra o de vcs e seja feliz.

- Converse com quem amamentou e que irá te contar sua experiência, faz toda diferença. No meu caso foi minha mãe, ela me ajudou muito.

- Beba muita, mas muita água. Quando a Stella vai mamar pego uma garrafinha e seco ela e depois que ela arrota eu bebo pelo menos mais uns dois copos.

- Alimente - se bem e de forma plena. No começo todo mundo ficava me policiando que eu acabei com fraqueza de tanto me privar de comer. Depois comecei a comer de tudo e ver o que fez mal para neném. 

Então é isso gente. Agora a Stella esta mudando o ritmo dela, assim que assumir um padrão escrevo outro post para vcs.

E desculpe mais uma vez pelo jornal, não sei suprimir muitos detalhes (Como vcs perceberam).

Bjoo =)

6 comentários:

  1. Tem sempre alguém querendo dar pitaco né? Sogra então deve ser o Ó quando vira avó, ai meu Deus que medaa!
    Essa conversa sobre amamentação é muito importante e suas dicas dão um alívio na alma!
    Beijo!

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Depois que engravidei um dos meus maiores medos está sendo a amamentação, nem é o parto ... rs!
    Gostei do post, creio que irá me ajudar muito.

    Bjs!

    http://deliriosdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo as mamães dizendo que não é fácil, que é preciso paciência e não desistir...É muito bom ler relatos assim, cada bb é um ser único, mas com as dicas, quem sabe tbm consigo?? rs
    Bjss
    http://agoraeuquerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou retribuindo sua visita e aproveito para dizer que gostei muito do seu blog, já estou seguindo!!
    Bom, posso te dizer que tenho muito medo da amamentação, meios seios já são ultra sensíveis normalmente, tenho medo de sentir muita dor e não conseguir amamentar, mas assim como vc, vou tentar usar meus instintos, vc está de parabéns!! Bjão

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre leio muito sobre amamentação, mas, acho que quando de fato chega a hora, é uma adaptação mãe e bebê, em seus ritmos, aprendendo um com o outro.
    Sinto medo também, e farei o possivel para que de certo. Nutrir é divino
    Beijos
    http://enquanto-te-esperava.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Day obg pelo carinho no blog e a dica do buscopan, gostei do post bem explicativo cheios de detalhes, acho mt legal da sua parte nós contar esses momentos tão íntimos e q ajudam tanto as futuras mamães.


    Bjs

    ResponderExcluir