quinta-feira, 30 de abril de 2015

IA - Introdução Alimentar



Acho que a alimentação é o tema mais recorrente na vida de uma mãe. Antes do nascimento ficamos ansiosas com a amamentação e depois se o leite é suficiente ou se o bebê está satisfeito, assim como ficamos ansiosas para começar a introdução alimentar dos sólidos (que no começo são papinhas).

Eu comecei a IA da Stella dia 1º de março, faltando por tanto dez dias para ela fazer seis meses. É importante frisar que a OMS e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva no peito até os seis meses e depois até os dois anos pelo menos, se Deus quiser chegarei lá.

Porque eu comecei 10 dias antes? Todo mês eu levo a pituca para consulta de rotina dela e na de 5 meses nós conversamos sobre o tema e ela pediu pra esperar, mas ai eu que sou uma mãe que segue muito meu instinto e levo em conta os sinais que minha filha dá, e ela tinha muito interesse na comida, ela tomava gosto de tudo e fazia esforço para tentar chegar na comida, apesar dela estar engordando bem (cerca de 500 g por mês) com LM, vi que era hora de iniciar a introdução.

Pois bem é por onde iniciar?

Acho que o primeiro passo é se informar. Leia livros, blogs, converse com a pediatra e se possível com uma nutricionista. 
O segundo é sentar e conversar: com seu marido, com seus pais, com a empregada, com suas avós, tias e amigas que são mães.
Terceiro passo: Criar uma realidade alimentar dentro de suas possibilidades.

Isso tudo gera uma arma mais preciosa na IA que os alimentos. Uma mãe bem informada está mais preparada. Agora tenho de falar também que não adianta vc querer que seja um sucesso se vc não botar a mão na massa.

Bem EU comecei com frutas (banana, maçã, pêra, laranja lima e mamão). Dia 15 eu comecei as sopinhas (batata, cenoura, beterraba, abobora, batata - doce e chuchu).

Das frutas ela não aceitou muito bem o mamão papaya, mas gostou do formosa. Banana ela ama e fica brava quando acaba, pêra e maçã ela come mas não com muito amor. Suco ela tomava no começo, depois não aceitou mais :(.

Agora as papinhas salgadas são um caso de amor ♥. Eu fui orientada a começar com duas verduras e um grão. Eu uso alho, cebola, cebolinha, salsa, cheiro-verde para dar gosto. O que ela mais gosta é a beterraba e o caldo de feijão. 

No começo parecia imensamente mais fácil, agora, segura que são elas.

A Stella engordou do sexto para o sétimo mês miseras 230 g.

E eu achando que tinha feito tudo certo.

Mas veja bem eu não fiquei parada: fui atras de uma nutricionista e ela super me tranquilizou (mais ou menos sou mãe afinal de contas), e eu mudei algumas coisas, mas a vdd é que não sei bem ainda definir o que dá certo (por exemplo entendi que a Stella gosta da papa bem morna, quase quente e batidas, se tiver muito firme desiste que ela não come) e tem dias que ela come super bem, tem dias (igual hoje) que ela não come nada, não mama e eu me descabelo.

Eu adoraria vir aqui é fazer um post legal dizendo que teoria X é a melhor e para vcs seguirem essa, mas como venho descobrindo a maternidade não é uma ciência exata e cada pessoa tem uma experiencia única e maravilhosa (mesmo que na hora a gente se desespere).

Então foi assim que a IA entrou em nossa vida. Um dia como dia a Rita antes da faculdade eu tenho certeza que ela vai aprender a comer ( a dormir mas isso é assunto para outro post.

Bjoos meninas






2 comentários:

  1. Essa deve ser uma fase bem gostosa e dificl para as mamães né, porque temos que por a mão na massa mesmO e ter paciência.

    Beijos ♡ decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dayanne! Hehehe, nossas pimpolhas vão sim comer e dormir bem antes da faculdade!
    Então, aqui comecei a IA com quase 7 meses. Como você segui meu instinto. Eu não quis dar antes por conta da alergia que a Liana tinha a leite e gluten. Estamos indo devagarinho. Ela não comia muito e eu sempre respeitei isso. Mas ela segue engordando bem, já que a amamentação segue firme e forte em livre demanda. Agora, com 11 meses, ela ainda mama muito peito, mas está comendo um pouco mais. Tem dia que mais, outros menos. E mesmo as comidas que ela não gosta muito de primeira eu tento dar depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir