terça-feira, 5 de julho de 2016

Sobre frustração materna.

Oi oi oi...

Sabe aquela maternidade colorida, onde os filhos dormem a noite toda, comem só coisas saudáveis e fazem atividades pedagógicas todos os dias? Aqui ela não existe muito não.

Eu sempre li muito, e quando lia sobre dificuldades da maternidade confesso que pensava comigo não vai ser assim (quemnunca?). Mas a verdade que por mais que vc ame seu filho muito, existe inúmeros desafios. 

Aqui a frustração vem da alimentação. Eu nunca fiz a linha bicho grilo de coisas naturais e orgânicas não, mas mesmo assim procurei fazer a IA da Stella da forma mais saudável possível. E foi muito bem.

Stella nunca foi de comer muito, nem de engordar muito, mas ela comia até razoavelmente até seus 12 meses. Comia bem nas refeições principais e estava começando a passar para a comida da casa. Ai acabou.

Gente eu me sinto tão tão mal com o fato da Stella não comer que evito tocar no assunto. Depois que ela fez um ano ela ficou seletiva e se recusa a experimentar coisas novas. 

Parte disso era culpa da amamentação, porque como sempre houve livre demanda ela começou a trocar comida por leite. Outra parte se chama avó. Eu moro no mesmo terreno que meus pais, então a Stella está sempre lá, e a avó sempre dava alguma coisa fora de horário. Que criança vai almoçar se acabou de comer bolo e tomar suco?

Confesso que já chorei muito por esse quesito, me sinto muito menas mãe nesse ponto, porque as crianças que tem a idade da Stella já estão aprendendo a comer sozinha (tá eu sei que não comparar) e a minha filha só come se eu der para ela e sempre na base de muita chantagem.

Ai me perguntam ela não come nada? Come, mas ela é seletiva, não gosta de arroz, de feijão de verdura cozida. Fruta o que vir morre, ela só enjou de banana. 

Eu tinha esperança que quando ela largasse do peito ela comece melhor. Mas melhorou só uns 50%. Ela ainda come pouco e não come sozinha. O cadeirão foi abolido aqui de casa porque ela aprendeu a tirar o cinto e ficar em pé. 

Já tentei todas as técnicas da cartilha, já pesquisei mais, já me desesperei, já ameacei, já quase morri de raiva, já implorei e ainda assim essa é a pior parte da minha experiencia materna.

Até que meu marido que não se desespera por nada falou: espera que um dia ela come. E eu estou esperando.

Bjoos


3 comentários:

  1. Difícil mesmo mas seu marido está certo uma hora muda outra vez... Malu é boa de boca come até demais de tudo, la em casa o problema são as birras cada dia pior, mas faz parte Ne? .beijos

    ResponderExcluir
  2. Imagino como seja, deve se sentir muito mal mesmo. Me culpei muito quando Livia contraiu sua primeira gripe e ficou 10 dias sem comer praticamente nada e a ida do pediatra me deixou arrasada quando a balança nada evoluiu, me senti a pior mãe do mundo, fui deixar minha filha pegar gripe, depois parece pra pensar como sou patética, como poderia evitar. Não esquenta, ofereça sempre, uma hora ela passará a apreciar mais o paladar.
    Beijinho em vocês!

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Por aqui passei pela mesma coisa com a Duda viu...
    Então comecei a testar tudo rs.

    A vantagem que tinha sobre seu caso é que ela ama feijão e arroz, mais o resto estava rejeitando tudo.
    Então comecei a fazer coisinhas com aparência que agradace uma criança, como hambúrguer caseiro com algum legumes dentro, arroz eu ralava a cenoura e colocava dentro e assim ela foi começando a aceitar.
    E sobre o cadeirão eu tirei e mostrei a ela que ela era como nós, coloco ela na cadeira normal e coloco travesseiro, assim ela fica se sentindo gente grande e sempre come junto com agente, assim ela come tudo e fica querendo mostrar.

    Mas salada por aqui não teve jeito mesmo :/ e legumes estou inserindo bem aos pouquinhos separado dos outros ítens, várias vezes ela não aceita então disfarço e amaço, melhor que não comer né :/

    Mais assim vamos levando .

    Beijos espero ter ajudado um pouquinho...

    ResponderExcluir