terça-feira, 10 de junho de 2014

E o cachorro?

Uma das primeiras coisas que eu ouvi quando contei da gravidez para os amigos, familiares e conhecidos ( no começo você conta até para o poste da rua que você está grávida) é: " Ahhh... mais agora o que vocês vão fazer com o seu cachorro?" E eu e meu marido já olhávamos para a pessoa com cara de como assim? O cachorro é nosso depende de nós e não uma caixa velha a ser descartada.
Mas eu até entendo as pessoas, o Snoopy é um cachorro chato e mal criado, culpa minha e do meu marido, que pula, late e dormia dentro de casa e faz bagunça. Aqui em casa além de nois dois somente que entra sem ele atacar são meus pais e um cunhado meu. Com o resto das pessoas ele late e temos de prende - lo. Quando confirmamos a gravidez a primeira preocupação era com ele.
Meu pai até falou em adotá -lo. Mas eu não aceitei!!!
Eu morro de medo de ficar sem ele e ele ficar sem nós. Então começamos a mudar algumas coisas:

- Snoopy dentro de casa:

Desde que ele chegou ele tem passe livre em 90% da casa, o único lugar proibido era o banheiro, se estávamos na sala tinha um tapete para ele, quando tínhamos um sofá antigo ele dormia em cima. Quando trocamos ele passou a ficar no tapete, mas sempre aqui dentro. Eu decidi que agora é melhor acostumar ele para fora, é isso está em andamento, ainda não foi concluído porque falta um pouco de estrutura para ele, mas nas próximas semanas vamos melhorar isso, é vou colocar grades nas portas, principalmente a da cozinha para área de serviço, porque era o 'caminho' dele. O importante é que ele entendem, ainda tenta e se aproveita que ficamos com dó principalmente nos dias frios e chuvosos e deixamos ele vir na sala para ir entrando, mas quando falamos com voz firme: Lá para fora ele vai e fica da porta olhando.
Outra coisa que eu quero evitar é de esperar o parto e a Stella estar aqui para fazer mudanças na rotina dele, que pode associar ela com a sua nova situação.

- Limpeza das necessidades:

Desde de antes da gravidez quem tira as fezes é o Rodolfo (meu marido). Como não é bom eu ter contato com terra contaminada eu não ando no quintal sem chinelos ou sapatos, até porque estando em obras o quintal está uma bagunça. Agora é no xixi que o bicho pega. Quem tem cachorro macho sabe que eles fazem pipi para marcar território, e o meu apesar de termos tentado ensinar nunca aprendeu a fazer em um lugar só, então aqui em casa se não lavamos direto com a mistura que tira cheiro fica aquele horror. Agora aprendi a jogar vinagre onde não quero que ele faça, porque arde no nariz e ele vai procurar outro lugar. Dá certo, mas como aqui chove dia sim e dia também há semanas tem dia que vinagre escorre todo então #oremos

- Comportamento:

Eu sempre conversei com meu cachorro e tenho certeza que ele me entende. Então eu explico que vai ter uma bebê, que ele vai ter de amar e cuidar e que não vai poder fazer mal. Logico que eu não vou deixar a neném sozinha com ele nos primeiros meses e vai ser uma apresentação complicada e um adaptação idem, mas eu acredito que dará certo. Ele tem acesso a tudo que compramos, e que ainda vão ser lavados, e nunca quis morder ou destruir, cheira, senta e olha para mim ou para o dono dele com cara de 'para quem é isso?' Li em alguns blogs dicas como:


  • Quando chegar da maternidade, deixe outra pessoa chegar com o bebê e de atenção ao cachorro, ele ficou algum tempo sem te ver, vai estar com saudades, Só cuidado para não se abaixar e para ele não pular em você principalmente se estiver operada.
  • De coisas usadas pela criança para ele cheirar, acompanhado de palavras de incetivo positiva e consolo.
  • Apresente o bebê aos poucos e deixe ele acostumar - se a vê - lo com você e sua família para que ele se familiarize com o novo membro.
  • Evite dar broncas e repreender na presença da criança, ele pode associar o neném a coisas negativas.



Essa são fotos com ele (sempre dentro de casa) mas que acho lindas, principalmente a do meio, foi quando minha barriga apareceu mesmo e ele me olhava com essa cara de "Vc engoliu uma melancia?".

IMPORTANTE: Tudo absolutamente tudo que eu escrevi neste post eu aprendi por mim ou lendo na net, eu não renho formação acadêmica adequada para se centro desse tipo de informação e se alguma coisa estiver errada vcs me avisam e eu tiro. Se você tem dúvidas converse com o veterinário do seu pet, mantenha as vacinas dele em dia e cuidado.

E assim eu vou. Espero que tudo dê certo, amo muito meu cachorro e não me passa pela cabeça me desfazer dele.

Da gravidez: estou com quase 26 semanas e cada dia mais ansiosa.

Bjoos até mais

4 comentários:

  1. Que pessoal meis chato que ficou falando o que vocês vão fazer com ele! #odiei. Aqui, temos o Bruce, e ninguém falou isso porque sabem que ele é tratado como filho, uma coisinha pequena e meiga que não faz mal a ninguém. Somente uma pessoa que trabalhava aqui em casa costumava falar para ele: "ih, vai perder o seu lugar" ou "agora ninguém mais vai querer saber de você". Eu tinha enorme antipatia dela quando falava isso!!!!! Bem, o Bruce vai continuar tendo tudo o que tem e circulando, até porque moramos em apto. Vamos fazer as mesmas coisas que vocês, no que se refere a dar uma peça do bebê para ele cheirar, apresentá-lo aos poucos, o Jean vai sempre dar atenção a ele quando eu estiver amamentando. Ahhh, e ele terá uma caminha na entrada do quarto do Gabriel. Serão amigos, com certeza!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É chato mesmo né, o que mais me deixa preocupada é que as pessoas pensam que cachorro é um objeto que pode ser deixado de lado a qualquer momento... Obrigada pelo cometário

      Excluir
  2. Como tem gente(ignorante) desculpe a expressão não tem nada ver ter um bebê e ter que se desfazer dos animais.Quando engravidei tinha cachorro, gato e piriquito adaptei minha rotina e tudo foi normal minha filha ama os bichinhos e aprendeu desde pequenina que ela tem o espaço dela e eles também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo RE por isso que eu nunca pense em me desfazer dele, e tenho certeza q a Stella vai amar muito ele e o sentimento vai ser reciproco

      Excluir