quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Sobre rotinas e como devemos usar informação.


Bem antes de ficar grávida eu já gostava de acompanhar blogs sobre maternidade, era leitora assídua do Vida MaternaMacetes de Mãe e do Mil dicas de Mãe e depois que engravidei descobri também Vida de Gestante e mãe e Minhas Dikas, além dos blogs d'Azamigas aqui.

E uma coisa é unanime em quase todos: rotina é fundamental!!!

Ok, concordo plenamente, mas há um lado B nessa história.

Primeiro eu vou falar para vcs o seguinte: a menos que o bebê nasça muito abaixo do peso EU acho o cúmulo vc dar de mamar de 3/3 horas, a minha filha agora com dois meses consegue ficar 2 horas e meia sem mamar ainda assim reclamando, então eu acho que essa teoria é para que não esqueça de alimentar o bebê e não O QUE deve ser feito mesmo que a criança apresente fome(lembrando que isso é opinião minha)!

Dito isso vamos falar: quando o bebê é recém nascido NÃO há como estabelecer rotina, e nem se deve já que o bichinho acabou de sair da sua barriga onde era escuro e quentinho e ele/a era alimentado 24 horas para chegar nesse mundão onde todos querem olhar/pegar/arrulhar em sua volta e vc vai querer determinar a hora dele mamar e dormir??? Não vai rolar e vai gerar um estresse desnecessário para a mãe que acabou de parir que já vai estar vivendo tanta coisa nova que é melhor não ter mais isso para se preocupar.

O que se pode fazer nessa fase é determinar hora do banho, hora do passeio, do banho de sol, coisas assim. A Stella depois que comecei a seguir meu instinto toma dois banhos: um no almoço e outro as 19:30. O banho de sol é sempre cedo depois que ela mama e troca de roupa. O passeio é final de tarde, uma voltinha no quarteirão ou na frente de casa.

E é claro: durma hora que ele dormir, bebê não sabe ainda o que é dia o que é noite você tem de explicar ok?!

Agora que ela fez dois meses comecei a delinear uma rotininha para ela que é assim:

06:30 / 07:00 Acorda, troca a fralda, mama e troca de roupa

08:00 Vai tomar banho de sol, eu aproveito e fico com ela.

08:30 Coloco ela no carrinho e vou tomar café da manhã, e depois fazer uma atividade de casa.

09:00 / 09:30 Ela mama de novo, troca a fralda, quando tá boazinha dorme uns 40 minutos, acorda conversa uns agus, mama, quer passear, quer ficar no colo. Quando tá enjoada não mama nem 10 minutos e não dorme, mesmo com eu ninando

10:00 / 11:00 Eu procuro almoçar (se ela estiver dormindo) e descansar um pouquinho.

12:00 / 13:00 quando ela acorda eu dou banho, mama, tem dias que ela dorme outra vez e outros que ela fica acordada e eu aproveito para conversar e brincar.

14:30/16:00 ela mama mais um pouco as vezes mais de uma vez, troco fralda, tem dias que vou passear na minha vó ou em alguma amiga.

17:00 / 19:00 marido chega e se não saímos ainda aproveitamos se o tempo tiver bom para sair sempre depois dela mamar e de conferir a fralda que se o intestino dela não funcionou é em geral o horário que ela faz coco.

19:30 / 20:00 toma banho com o papai, colocamos pijamas e eu fico no quarto a meia luz com ela, dou tetê e quando coloco para arrotar já pega no sono, as vezes pega no sono logo e outras demora mais um pouco, mas dorme de vez até as 21:00

Ainda acorda na madrugada em dois ritmos: tem dias que as 01, as 03 e as 05 (e ai não dorme mais) e tem dia que as duas e as 06 para começar o dia, perfeitamente normal já que bebês acordam mesmo faz parte do pacote mãe.

Isso é maravilhoso e eu cheguei nessa rotina, que eu nunca tinha escrito até agora, respeitando os horários que ela adotou, já que eu mesma ODEIO acordar cedo e adoraria que ela dormisse bem mais de dia para poder dar conta da casa e descansar um pouco mais.

Mas agora estou percebendo de uma forma dura que a rotina é uma ótima aliada mas não pode ser regrada e devemos balançar ela senão o bicho pega.

O exemplo de como a coisa se complica aqui em casa é a rotina noturna: a Stella já sabe que quando escurece ela vai tomar banho e dormir então assim que fica escurinho começa o drama: ela chora de se acabar, e esgotamos todas as possibilidades, já que tá de barriga cheia (a ponto de regurgitar leite purinho pois mamou de barriga cheia), fralda seca e sem dor aparente pois mesmo quando dávamos remédio para cólica o pampeiro acontecia. O pai faz questão de dar o banho a noite só que na hora de botar roupas tem de ser eu pois ela fica muito muito nervosa e ele ainda demora nessa tarefa.

Já tentei adiantar o banho e quando fizemos isso ela acordou umas 03 e meia e não quis dormir já que ela já tinha dormido as horas dela, e como a Stella tem uma imensa dificuldade para dormir de dia ela fica ainda mais irritada de acordar mais cedo.

Estou vivendo assim, numa relação meio controversa com essa história de rotina, é importante sim, mas temos de dosar para ser flexível para que ela não atrapalhe mais que ajuda...

Bjoos

E meninas podem comentar essa semana acho que consigo responder vcs e adoro quando vcs comentam.



10 comentários:

  1. Oieee...

    Olha eu também acho a rotina super importante, principalmente no quesito sono, para que a criança aprenda as horas corretas de dormir. Em relação a amamentação, também pretendo amamentar em livre demanda no primeiro mês, acho importante a criança ficar bem nutrida e se desenvolver corretamente, a partir do segundo mês ver se já dá para estabelecer uma rotina nas mamadas...
    Mas vc está certa, a rotina deve ser uma aliada e não atrapalhar.

    Bjos

    Carol

    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol obrigada pelo comentário e vc esta certa tem de estabelecer rotina mesmo e arriscou dizer q a de dormir essencial

      Bjoos

      Excluir
  2. É assim mesmo não é Day...até pra nós, a rotina dia-a-dia não é igual todos os dias, tem dias que da tudo certo, tem dias que não, o importante é ir estabelecendo aos poucos. Assim ela vai entendendo tudo.
    Bjss
    http://agoraeuquerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q o mais importante da rotina e saber q nenhum dia sera igual podemos estabelecer um padrão não uma determinação não é

      Bjss

      Excluir
  3. Que linda, uma grande mãe, antes não entendia nada dessa coisa de rotina, se era importante ou não, vendo sempre algumas mães deixando as coisas rolarem, até que a minha colega de serviço engravidou e com ela aprendi o que era uma rotina verdadeira, e olha, deu e dá muito certo até hoje com a menina dela que já vai para 3 anos...
    A única coisa meio chatinha, é que tipo, a nenê se acostumou a ir dormir as 21h, aí quando eles precisavam sair por serem convidados para algo, a criança saía da rotina, daí ficava muito muito muito chorosa, incomodada por não estar recebendo os cuidados diários como normalmente acontece...então a gente fica meio que dependente dessa rotina, mas faz parte,acho muito melhor tê-la!
    Tentarei criar uma pra mim tbm...e espero que dê muito certo!
    Bj bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é melhor ter a rotina mas eu tbm enfrento esse problema qndo tenho de sair com a Stella ela sempre fica acordada e brava mas ainda prefiro seguir meus instintos o q acaba gerando criticas mas faz parte
      Bjoo

      Excluir
  4. Concordo contigo: rotina é importante e funcional quando adaptada as necessidades do bebê e instinto da mãe.
    Acho rotina super importante...tomara que eu consiga adotar também.

    Beijo

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro a rotina que você estabelece para a sua filha, e acho muito importante para a criança ja ir entendendo que as coisas não são só do jeito que elas querem kkkkkk que tudo tem uma ordem. Parabéns

    Bejs ♡ decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mika e juro que não tinha pensando por esse lado mas eh ai que começa a educação
      Bjins

      Excluir