segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A hora do soninho


Se vc ainda tá grávida certamente adoram te falar '...aproveitar para dormir agora, que depois...' ou se o bebê já nasceu as pessoas, conhecidas ou não, vão te perguntar sobre o sono (logo depois de como foi o parto e amamentação.)

E de tanto ouvir falar acabamos ficando morrendo de medo: será que nunca mais vou poder dormir??

A verdade é que quando engravidamos ou pensamos nisso temos de ter noção que tudo vai mudar, o sono é só mais uma delas. Se vc está pensando em ser mãe mas não está preparada para acordar muitas vezes a noite ou passar madrugadas em claro acho que tem de repensar sua decisão, pois isso faz parte do pacote e não há como evitar.

Além do mais que eu não posso reclamar, aqui uma coisa fez a diferença para que as noites sejam mais ou menos tranquilas: a ROTINA.

As 19:30 eu levo a Stella para o quarto e deixo ela no móbile e arrumamos o banho que o papai dá, depois de vestir o pijama ou uma roupa mais quentinha eu vejo se ela ainda tá ligada nos ficamos por ali na cama brincando e conversando até ela dar sinal de fome e sono, dou o mama dela até ela se satisfazer não interrompo ela larga sozinha já dormindo, fico uns 20 minutos com ela elevada para arrotar e se acordar faço "shhh" e logo ela dorme.

Assim no máximo as 21 horas ela está dormindo, as vezes acorda para mamar de madrugada, acordando as 06:00 ou as cinco eu acordo e dou o tetê e ela dorme até umas 08.

Isso acontece aqui em casa desde de um pouco antes dela completar um mês e tem dado certo, sei que muitos vão dizer que é errado que tinha de coloca - la no berço e deixar ela dormir por conta, mas me diz que adianta eu traumatizar a hora dela dormir se assim está funcionando? Eu já tentei e o resultado foram longas madrugadas com ela agarrada em mim com medo de ser colocada para chorar. Se eu sigo a rotina ela dorme super bem então para mim isso basta.

Lógico que tem períodos que isso muda e tem dias que as coisas simplesmente não dão certo, mas a criança não é um robô, cada dia é uma história meu amor, você vai amar aquele pedacinho de vc mais que tudo, mas não espere que ele tenha um comportamento regrado que isso não vai acontecer.

Agora ela tem mudado, tem se mexido mais, acaba acordando de madrugada, e as vezes volta a dormir ou não, mas como já disse criança é fases.

O que eu tenho para dizer é: tenha paciência a criança vai aprender a dormir, pode demorar mais tempo ou menos tempo, e não se iluda: a criança pode dormir todos os dias bem, mas um dia ele vai acordar de hora e hora, chorar ou perder o sono, esteja preparada.

Ah e não posso deixar de dizer: se eu preciso sair a noite, meus compromissos tem de ser antes dela dormir ou depois dela pegar no sono, se estamos na rua e dar a hora dela dormir é um deus nos acuda, e se alguém tiver algum conselho de como lidar com isso, eu agradeço!!! hehehe

Já as sonecas diurnas foram um impasse por aqui por longos meses. A Stella chegou a passar dias sem uma única soneca durante o dia, nem cinco minutos de sono que me possibilitassem respirar um pouquinho. Em outros dormia meia hora no carrinho, no sofá, no braço sem nenhum padrão o que me enlouquecia, já que eu ainda preciso dar conta de tudo mais.

O que me salvou foi uma coisa simples e funcional, encarado como objeto decorativo para muitos ou um OVNI para outros: a REDE. Isso mesmo, depois que eu comprei a rede as sonecas ganharam padrão (YES): hora que ela apresenta o sinal de sono é só coloca - la na rede, dar a fralda para ela fazer de cheirinho, balançar e cantar um pouquinho que ela capota. Ela agora dá duas sonecas boas: umas as 09:30/10:00 de umas duas horas, se ela acordar antes desse período é para mamar, e logo ela volta dormir, e depois do almoço que eu dou banho dela ela dorme mais ou menos uma hora mais. Alguns dias em que ela está cansada ela ainda tira um cochilo final da tarde que é a previa da noite dela.

Então é assim: eu me considero muito sortuda e graças a Deus a maioria das noites são tranquilas é o negócio é rezar para continuar assim.

Bjoo

7 comentários:

  1. Ahhh a Stella é um amor, que bom que ela se adaptou com a rotin. Aqui tenho mais medo das noites acordadas quando voltar a trabalhar, mas estou ciente disso. Quanto estando grávida, realmente todo munto mande eu aproveitar e dormir bastante, mas se acredita que isso esta impossível. Não estou consiguindo dormir como desejava, e até as noites em claro ando passando devido a insonia. Vamos ver se é fase ou se vai até as 40 semanas.

    Bjks

    Jeh

    trajetoriadeumamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Day, vc tem toda razão..depois que nos tornamos mães não tem essa de dormir a noite toda...rsrsrsrs...meu filho já esta com 1 ano e 3 meses e apesar de dormir super bem eu ainda acordo umas 2 ou 3 vezes para ver como ele está... E quando fica doente e não dorme nada! Eu fico parecendo um zumbi no outro dia no trabalho...kkkkk
    Ser mãe é padecer no paraíso....
    A rede realmente é uma ótima ideia, eu não uso mas tenho amigas mães que utilizam e dizem que é excelente para o bebê dormir!

    Bjks querida!!!
    Lidi

    http://blogdalidianaleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Day tenho medo das noites q estão por vir kkkkkkkk mas lendo seu relato me senti mais segura, tomara q eu de conta kkkkkk sua bebê é muito boazinha <3

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, fiz um novo blog para contar sobre minha gestação!!!
    Se tiver um tempinho passa lá. Já estou te seguindo!
    www.denoivaamamae.blogspot.com

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi... dando uma passadinha pra conhecer seu blog...
    Me segue, estou te seguindo!
    Bjos
    Ly
    http://nossosdiasnossaespera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. confesso que essa questão de noites sem dormi me dá um certo medo.Sei que faz parte do pacote e que tbm não é para sempre.É tudo uma questão de adaptação tanto para a mãe quanto para o bebê.Uma vez li uma matéria no blog babyCenter falando exatamente do sono e explicando que as mamães devem ensinar o bebê a ter rotina para aprenderem a dormir pois eles não sabem definir o dia e a noite.Vale a pena ler a matéria.Vou deixar o link para a mamães que quiserem dá uma olhadinha:

    http://brasil.babycenter.com/a2400100/rotinas-e-rituais-para-a-hora-de-dormir

    ResponderExcluir
  7. Day, sou super super a favor de rotina, eu tenho uma amiga que fez e várias outras que não, as que não fizeram são do tipo meio sem paciência, a que fez nunca se arrependeu, pois além de ser realmente melhor para o bebê e para todos da casa, ela ainda tinha um tempinho para namorar, e era assim, 21h dormindo, da mesma forma que você...eu achava meio loucura exatamente por essa coisa de quando estivesse fora sabe? Como seria, e não teve jeito, pelo menos com ela era isso aí que você falou...ou saíam antes, ou depois, ou tinha que ser um lugar que ela pudesse seguir a rotina, daí tudo fluía...lá ia ela pra minha casa com banheira e as outras coisas para bem de poder ir antes e ir embora bem depois...claro, "perdia" (na verdade a mamãe só ganha heheh) todo esse tempo que você relata, banho, mamada, paciência e tudo mais, mas enquanto isso o maridão estava lá com o meu conversando e eu adiantando o "rango" faz parte...garanto que também não irá se arrepender!
    Eu vou criar rotina sim, pois enquanto com essa amiga dava super certo, com estas outras era um Deus nos acuda, elas corriam de um lado para o outro atrás da cria, sem poder curtir direito, sem conversar direito, e quando cansavam lá ia a tia aqui kkk ou outra pessoa se revezando, e elas preferiam assim, sabe por que? Porque daí as crianças dormiriam na hora que eles fossem também dormir, então acordariam mais tarde tbm, deixando as mamis dormirem mais, enquanto que com essa amiga da rotina, ela ficava até altas horas conversando na boa, mas em seguida a bebê acordava...bom, faz parte...daí cada um precisa ver o que é melhor pra si, eu ainda fico com a rotina, pois os passeios são esporádicos nesses primeiros meses!
    Nossa que baita comentário...kkk

    Beijo queridona, sua bebéia está linnnnnda!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir