quinta-feira, 24 de julho de 2014

A dona de casa

Mudando um pouco do foco maternidade vou falar sobre casa e organização...

Eu fui morar sozinha com 18 anos, porque meus pais moram na fazenda e eu mudei para cidade para fazer faculdade. Meu pai, alma abençoada por Deus, construiu uma casa em um terreno e me deu para morar, além de me dar os móveis e me ajudar com a faculdade.
No começo eu amava morar sozinha: eu não tinha obrigação nenhuma além da faculdade, então passava o dia inteiro na rua e chegava a tarde para me arrumar e ir para faculdade. Eu lavava roupa na mão quase todo dia. Eu não cozinhava porque era só eu e quando minha mãe vinha ela deixa alguma coisa para mim. E só tinha móveis no meu quarto e na cozinha então a limpeza era feita em meia hora.


Ai que eu arranjei um emprego que eu ficava 10 horas por dia. Eu comprei um tanquinho (minha primeira compra com meu dinheiro um orgulho) para ajudar na roupa, mas eu comecei a sentir a pressão de trabalhar/estudar e ainda ficar sozinha. Meu conceito de morar sozinha mudou de "ótimo" para "solitário".  Fiquei meio depressiva, porque chegava em casa é tudo por fazer, ninguém para conversar.

Eu nunca fui organizada e nem certinha com a casa. Eu chegava exausta e ainda estudava a noite, então eu fazia tudo no sábado a noite ou no domingo. Isso acaba com a gente, hoje eu sei.

Depois de um tempo mudei de emprego, arranjei namorado (hoje marido) e tinha mais tempo. Mais ainda fazia faxina só no sábado e me acabava com a casa. As vezes amor chegava lá sábado a noite para me ver e eu tava em função da casa.


Passado um tempo meu marido veio morar comigo e passamos a dividir as funções da casa, mas pensa eu sozinha já era desorganizada, com ele a coisa desandou. meu maridão é super metódico com as coisas dele mas a desorganização em pessoa, aquele que na hora de sair não sabe nem das chaves. Isso gerou muito em conflito entre nós, eu acabei ficando com a fama de chata porque eu não sei ficar quieta.
O que eu posso dizer é o seguinte: eu pirava o cabeção, mas depois de um tempo eu amadureci mais. Hoje eu fico um pouco mais calma com essas questões, até porque a gente vai e o trabalho fica. Eu e maridão ainda somos desorganizados, mas principalmente agora estamos no caminho: destralhamos a casa de coisas inúteis que estavam guardadas ( mais ainda falta jogar um monte de tranqueira fora, como juntamos), doamos coisas sem uso que podiam ser util para alguém.

Eu comecei a ler blogs de organização como Vida Organizada da Thais Godinho que é ótimo, tiro super dicas de lá. Aprendi muito também com Organize sem Frescuras!, procurei dicas para economizar com produtos e tal.
Hoje consigo ser mais organizada, mas acho que me falta muito ainda para percorrer. Mas agora grávida consegui estabelecer uma rotina: eu limpo casa por etapas, acho mais fácil e menos cansativo (maridão quando limpa faz uma faxina completa de TUDO), lavo roupas pelo menos duas vezes por semana, já tiro do varal e dobro e de preferencia guardo tudo no mesmo dia, passo somente o essencial, ou quando há necessidade na hora de vestir.

Eu não sou uma boa dona de casa, mas me esforço bastante para deixar meu lar aconchegante e agradável. Acho que o segredo é fazer o que é possível e não se acabar querendo aquele lar de novela que não existe.

Bjoos pessoal!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário